Especialidades

saber mais

Saber

Como Chegar

Marcações

AUDIOLOGIA

A Audiologia é a ciência que estuda a audição e o equilíbrio, bem como as patologias associadas, em adultos e crianças. O Audiologista é o profissional de saúde, inserido na carreira dos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica, habilitado a prevenir, identificar, avaliar, re(h)abilitar e aconselhar pessoas com perda auditiva e/ou problemas de equilíbrio.

A audição assume um papel de extrema importância no desenvolvimento global da criança nas diferentes faixas etárias. Uma patologia do ouvido não identificada e/ou não corrigida poderá condicionar a aquisição de linguagem, o aproveitamento escolar, o desenvolvimento intelectual e a inclusão social e escolar da criança. Torna-se, por isso, fundamental os rastreios auditivos pré-escolares e escolares (idades cruciais na aquisição de linguagem e de maior prevalência de infeção do ouvido externo e/ou médio) como medida preventiva e identificação precoce de alterações auditivas.
A Audiologia Infantil apresenta-se como uma área de intervenção precoce pemitindo identificar e avaliar a audição na criança com resposta imediata para encaminhamento diferenciado, em caso de alteração audiológica, e aconselhamento dos pais.
O diagnóstico audiológico (transversal a todas as idades) recorre a exames especificos para estudar cada componente do sistema auditivo, tais como: timpanograma, reflexos estapédicos, provas de função tubárica, audiograma tonal simples, audiograma vocal, acufenometria e audiometria infantil.

A Audiologia, em conjunto com a especialidade de Otorrinolaringologia, atua para uma melhoria da qualidade de vida da criança.

Corpo Clínico da Especialidade

- Drª Ana Murta