Especialidades

saber mais

Saber

Como Chegar

Marcações

OFTALMOLOGIA

A Oftalmologia Pediátrica é um ramo da Oftalmologia dedicado à prevenção, rastreio, diagnóstico e tratamento das doenças oculares das crianças e adolescentes. É sabido que a visão tem um papel fundamental no desenvolvimento da criança, uma vez que é responsável pela grande maioria da informação captada na infância.

A visão representa um papel central na ligação com o mundo. Ela é responsável por 80% da toda a informação captada pela criança. Este aspecto é particularmente importante em seres que estão em desenvolvimento, cuja aprendizagem global, o conhecimento do mundo e o adquirir de novas experiencias está largamente dependente da visão.

O exame Oftalmológico da criança não está confinado à avaliação da função visual! O exame Oftalmológico na criança permite também ao médico diagnosticar e ou avaliar a presença de doenças sistémicas e/ou alterações do desenvolvimento.

Quando deve fazer o primeiro exame aos olhos do seu filho?

O Pediatra do seu filho sabe que deve examinar os seus olhos desde os primeiros dias de vida. Por isso tem a preocupação de verificar se há alguma alteração morfológica ou alteração do luar pupilar, para o referenciar ao colega treinado em Oftalmologia Pediátrica de imediato.

Além disso tem sempre o cuidado de referenciar ao especialista:

  • Sempre que haja história familiar de doença ocular;
  • Todas as crianças de risco: prematuros, crianças com alterações neurológicas, dismorfias faciais e doenças genéticas;
  • Qualquer criança com estrabismo, mal este apareça;

Os factores de risco de Ambliopia como estrabismo, erros refractivos, opacidades dos meios transparentes, devem ser rastreados o mais cedo possível, sendo o seu despiste efectuado com muita facilidade a partir do ano de idade.

A acuidade visual pode ser medida em qualquer idade, o método é que pode exigir maior complexidade consoante essa idade. Mas, a partir dos 3 anos é possível medi-la com métodos muito simples e à disposição de todos os profissionais. Antes da entrada na escola é mandatório ter essa avaliação efectuada.

Corpo Clínico da Especialidade

- Dr. Sérgio Silva Brito