Especialidades

saber mais

Saber

Como Chegar

Marcações

Recuperação Pós-Parto

A gravidez e o parto têm um forte impacto no corpo da mulher, sendo por isso a recuperação pós-parto uma fase essencial no restabelecimento da boa condição física, autoestima e bem-estar.

A recuperação do parto é composta por uma série de exercícios adequados à condição materna e serve para restituir através da atividade física, a sua forma normal. O objectivo dos exercícios de recuperação no pós-parto, quando feito desde o Puerpério (período de seis semanas a contar do dia do parto), é ajudar a mulher a recuperar mais facilmente a sua forma, permitindo a associação do exercício físico com a segregação de hormonas em grande quantidade característica desta fase, ajudando, entre outras coisas, o útero e os órgãos genitais a regressarem ao seu estado anterior à gravidez.

Na ginástica de recuperação no pós-parto são praticados diversos exercícios que ajudam a prevenir e corrigir o descontrolo dos esfíncteres, que surgem nalgumas situações, sendo dada à zona do períneo especial atenção, informando e ensinando como recuperar ou melhorar a tonicidade muscular do pavimento pélvico. A aplicação dos exercícios permite reforçar toda a musculatura abdominal, dorso-lombar e pélvica, sendo ainda trabalhada a musculatura peitoral ajudando as mães na sua produção de leite.

O Curso de Recuperação Pós-Parto destina-se a puérperas, a partir das 6 semanas de puerpério, integrando uma vertente teórica e pratica durante 8 sessões, 1 a 2 vezes por semana, com a duração de 45 min., num horário adaptado às necessidades da mulher. No Curso de Recuperação Pós-Parto as sessões são individuais permitindo um acompanhamento personalizado de acordo com as necessidades da mulher.

Corpo Clínico da Especialidade

- Enfª Carla Sequeira